Quem sou eu

MENSAGEM

LEMBRE-SE: SUA CAPACIDADE É ILIMITADA.
A.R.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tipos de Indústria


Essencialmente, indústria significa atividades humanas que realizam a transformação de matéria-prima em algum produto que pode ou não ser comercializado.

Porém, a indústria moderna realiza a transformação de matéria-prima, com a utilização de mão-de-obra, máquinas e energia; em bens de consumo. Apesar dessa característica, as indústrias são classificadas de forma distinta.

Indústria de bens de produção

Nesse tipo de indústria a atividade desenvolvida transforma a matéria-prima que foi retirada da natureza de forma bruta, além de fornecer máquinas, equipamentos e outros instrumentos a diferentes tipos de indústrias, como aquelas do ramo da siderúrgica, mineração, química entre outras.

Enquadram ainda nessa classificação aquelas que têm como objetivo produzir materiais destinados à infra-estrutura, oferecendo suprimentos para o transporte, energia, saneamento e habitação.

As indústrias de bens de produção são conhecidas também por indústria de base (fornece condições para a proliferação de outras indústrias) e indústria pesada (transforma grandes quantidades de matéria-prima).

Indústria de bens de consumo

As indústrias de bens de consumo atuam em atividades que visam abastecer o mercado que atende o consumidor final. As mercadorias concebidas nesse tipo de indústria são oriundas das indústrias de bens de produção e também da agricultura. Essas são localizadas próximo aos centros urbanos a fim de proporcionar maior acesso aos consumidores.

As indústrias de bens de consumo são classificadas de acordo as mercadorias que produzem, assim, se diferem em:

• Indústrias de bens duráveis: atuam na produção de mercadorias de grande vida útil, nessa categoria está a indústria de automobilística e eletroeletrônica.
• Indústria de bens não-duráveis: atua na produção de bens de consumo perecíveis, exemplo: a indústria alimentícia, vestuário e todos aqueles que envolvem extinção.

13 comentários:

Bruna Gabrielle disse...

Ha diversos tipos de industrias como as de bens de consumo , bens de produção entre outras . As indutrias de bens de consumo são necessariamente situadas perto de mercados consumidores .


Dandara, Bruna Gabrielle e Naiara 2° B

Taiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taiane disse...

Cada industria tem a sua devida localização. As industrias de bens de produção tendem a se localizar próximo de fontes fornecedoras ou de portos e ferrovias.As de bem de capital tendem a se localizar perto de empresas consumidoras de seus produtos(regiões industriais).
As de bens de consumo se localizam onde há maior facilidade de acesso ao mercado consumidor.


carolina,Isadora,Joanna,Taiane 2ªA

adriana disse...

Atualmente,apesar do uso do termo indústria para todos os ramos,existem classificações segundo o ramo que cada qual atua.
Desse modo,são classificadas em:indústria de base,bens intemediários e bens de consumo sendo que essa última esta dividida em:indústria de bens de consumo duráveis e bens de consumo não-duráveis.
Vanessa Ferreira e Camila Albuquerque 2°A(Soledade=()

Jessica disse...

As indústrias tem como objetivo transformar a matéra prima em produto. Elas são dividas em indústrias de bens de consumo duráreis e não duráveis.

Colégio Nossa Senhora da Soledade
Gleice Kelly, Jéssica Leal, Jessica Rodriguez.
2° ano A

Janaína disse...

Após a primeira Revolução Industrial, a indústria começou a dar início a seus investimentos e, consequentemente houveram várias evoluções, diretamente ligadas às transformações tecnológicas. Portanto, houveram assim algumas divisões em relação a indústria no geral, que podem ser de bens de consumo, bens de produção, de bens intermediários...cada qual com suad características.

Janaína Hermelino de Oliveira- 3ºA
Soledade

Renato disse...

A indústria, assim como diversas outras áreas no mundo, foi evoluindo com o passar do tempo e, no caso dela, com altos investimentos, consequentemente, foi se dividindo entre, por exemplo, as de bens de consumo, bens de produção, etc. Todas com o mesmo objetivo, o de transformar matéria prima em produto, porém com suas diferentes características.

Renato Coelho de Almeida- 3ºA
Soledade

Larissa disse...

larissa calasans 3ano A soledade.
As indústrias iniciaram suas atividades principalmente após a Primeira Revolução Industrial que ocorreu no fim do século XVIII início do século XIX, esse momento histórico ficou marcado devido a dois inventos, a máquina têxtil a vapor e a locomotiva.

O seguimento industrial a partir daí sofreu uma série de evoluções, e essa atividade está diretamente ligada às transformações tecnológicas. Atualmente, apesar do uso do termo indústrias para todos os ramos, existem classificações segundo o ramo que cada qual atua. Desse modo, são classificadas em: indústria de base, bens intermediários e bens de consumo

Maiana disse...

A indústria de bens de consumo é aquela na qual os produtos são voltados ao grande mercado consumidor (população em geral).
Como por exemplo, a indústria têxtil e a indústria alimentar. A indústria de bens de consumo aparece como indústria leve. Existem quatro tipos de industria de bens de consumo, a durável (industria automobilistica), semi-duravel (roupa, celulares), não-duravel e a industria de derivados que empregam matéria-prima já beneficiada ou semi- acaba, como é o caso dos cosméticos.

Maiana Silva Reis, 3ºano A, Soledade

laiana disse...

A indústria de bens de consumo divide sua acao em: Industria de bens de consumo duraveis: Industria de automoveis,Indústria de eletrodomésticos,Indústria de móveis e Industrias de bens nao-duraveis:Indústria de confecção de roupas,Indústria de cosmético e Industria de alimentos. Essas Industrias sao normalmente localizadas proximo ao mercado consumidor.

Laiana Silva Reis,3º ano,Soledade

Daniela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniela disse...

Industria é toda atividade humana que através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser utilizados para outros fins como por exemplo a comercialização.De acordo com a tecnologia utilizada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.
são classificadas em: indústria de base, bens intermediários e bens de consumo.


Daniela e Magno - 2ºB
Soledade

cocomanel disse...

voces sao memo burros